X-Prolog é um sistema Prolog leve destinado a facilitar a programação em Prolog no Android. O aplicativo executa programas Prolog em uma visualização de texto, visualização da Web ou como um serviço vinculado a um aplicativo cliente. Um cliente de amostra está disponível em https://github.com/xprolog/sample-client.
Observe que o Google Play restringe o uso da permissão de acesso a todos os arquivos em aplicativos direcionados ao Android 11 ou posterior. Para instalar o X-Prolog com permissão de acesso a todos os arquivos, consulte https://github.com/xprolog/xp/releases.
obteve a ferramenta?
O aplicativo depende de ferramentas definidas pelo usuário para edição e construção de projetos. As ferramentas são escritas em Prolog e são visíveis em dispositivos com opções de desenvolvedor. O aplicativo e as ferramentas trocam dados por meio de variáveis de transferência e saída formatada. Esta versão inclui ferramentas triviais destinadas a demonstrar o recurso de ferramentas do aplicativo.
O aplicativo define pontos de extensão nos quais as variáveis de transferência estão disponíveis (para ferramentas) e a saída formatada (das ferramentas) é reconhecida. Uma ferramenta pode ser configurada para contribuir com um ou mais pontos de extensão especificando um termo de contexto.
Um termo de contexto é um termo de leitura no formato
context(Name, FileTypes, Priority)
, onde
Name
é o nome de um ponto de extensão,
FileTypes
é uma lista de tipos de arquivos aceitáveis e
Prioridade
é um número inteiro não menor que zero, cujo significado varia dependendo do ponto de extensão.
Esta versão define três pontos de extensão:
compilar, editar
e
reconciliar
, que permitem que as ferramentas contribuam para, respectivamente, construir projetos, editar arquivos de origem e reconciliar modelos de origem.
Para construir um projeto, abra um arquivo no diretório superior do projeto e clique em
Build
. Para exportar o projeto para um arquivo de objeto executável no sistema de arquivos local, clique em
Exportar
. Para executar o arquivo objeto, clique em
Executar
.
Um arquivo é considerado arquivo-fonte se existir uma ou mais ferramentas que constroem o arquivo, possivelmente transformando-o em outro arquivo-fonte. Esta versão inclui uma única ferramenta de compilação,
Compile
, que converte um arquivo fonte Prolog (.pl) em um arquivo de carregamento rápido (.ql).
Problemas conhecidos incluem verificação de ocorrências, visualização de atualização lógica, variáveis atribuídas entre outros.